top of page

Presença surpresa

Tenho duas grandes amigas, ambas, conheci no meu primeiro dia aqui na Terra. As duas são ciumentíssimas e querem a mim somente uma para a outra, então, fizeram um acordo entre elas (sem o meu conhecimento) de revezarem o tempo comigo. Nasci num dia frio, dia de lua nova. Minha mãe teve complicações antes, durante e depois do parto. Então, vim dois meses antes do previsto. Muito pequena, frágil, sem peso. Fiquei dias no hospital. Nestes dias de internação foram quando minhas amigas mais brigaram. Era um cabo de guerra para ver quem ficaria comigo.


Por fim, houve uma vencedora. Por causa disso, todo 12 de julho minha família fazia questão de comemorar muito. Sempre com festas grandes, presentes, brincadeiras e tudo o que uma criança tinha direito. Mas eu sabia que, dia ou outro, minha outra amiga iria me visitar, mesmo que não fosse no meu aniversário. Então, brincava até dizer chega e antes de dormir na virada para o dia 13 ficava pensando quando este dia chegaria.


Andando de bicicleta na adolescência eu tinha picos de adrenalina tão fortes, que sentia que meu coração ia pular pela boca. Ali foi o início dos reflexos da minha luta contra a ansiedade. E naqueles momentos eu via o vislumbre da minha antiga amiga, às vezes, até pedia por ela. Mas então, a amiga mais presente tomava a rédea e voltava com uma velocidade fugaz. A amiga presente é difícil, intempestiva, imprevisível e muito irônica, mas é melhor do que eu poderia pedir. A outra amiga é só uma camada fina de realidade. Por hora.


Sempre achei que morreria no dia em que nasci. Com 96 anos, pode ser a qualquer momento. E sinto a minha velha amiga adentrando o batente da porta, às vezes dentro do banheiro, perto da pia da cozinha e sempre dentro da minha cabeça. Espero que ela chegue mansa, indolor e chorosa, diferente da amiga de hoje, que me fez pelejar esse tempo todo. Venha, minha amiga, a vida te espera.

تعليقات


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page